Olá

Fique a vontade pode mexer ver tudo o que quiser e principalmente comentar com a maior liberdade! (obrigado)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tanajura, você sabia? Quer experimentar? kkkkk



  Receita de Farofa de Tanajura, também conhecida como Içá, formigas fêmeas rainhas da espécie Saúva. Em homenagem à matéria que foi ao ar no programa Balanço Geral do Geraldo Luíz da Rede Record.

(”… A içá torrada venceu todas as resistências,urbanizando-se mesmo, quase tão completamente como a mandioca, o feijão, o milho e a pimenta da terra. Pretendeu-se que os jesuítas, no intuito de livrarem as lavouras da praga das saúvas, tivessem contribuido para disseminar entre os paulistas o gosto por essa iguaria. Nada há de inacreditável em tal suposição,uma vez que já os primeiros escritos de missionários inacianos em terra brasileira, mencionam a içá como prato saboroso e saudável. Nos meses de setembro e outubro, em que saem aos bandos essas formigas aladas, buscava-as com sofreguidão, nos seus quintais, a gente de São Paulo, e ainda em pleno século XIX, com grande escândalo, para os estudantes forasteiros
eram apregoadas elas no centro da cidade pelas pretas de quitanda, ao lado das comidas tradicionais: biscoito de polvilho, pés-de-moleque, furrundum de cidra, cuscuz de baqre ou camarão, pinhão quente, batata assada ao forno, cará cozido…”)

Sérgio Huarque de Holanda - “Caminhos e Fronteiras”

Ingredientes






  • Sal a gosto






  • Óleo ou Azeite






  • Farinha






  • Formigas Tanajura ou Içá (Atenção: somente as fêmeas aladas rainhas são utilizadas nesta receita)

    Modo de Fazer

    limpam-se as içás das perninhas, asas e cabeças. Em seguida, põe-se de molho em água e sal por cerca de 1/2 hora. Escorre-se bem e leva-se ao fogo, em frigideira com gordura mexendo-se sempre para não queimar. Quando estiverem bem torradas,acrescenta-se farinha de mandioca, mexendo-se sempre, resultando a farofa, ja pronta para ser comida acompanhada de café. Se quiser, coloca-se em pequeno pilão, juntando-se farinha a gosto, daí resultando uma paçoca de içás.

    Verdades

    O gosto é bom, levemente semelhante a crustáceos.
    Paladar crocante delicioso.
    Rico em ferro e proteína, já que as “bundinhas” das tanajuras na verdade estão cheias de ovas que darão origem um novo formigueiro.

    Mentiras

    Comer tanajura faz mal à saude.
    Içás alimentam-se de lixo e animais em putrefação.
    Tanajuras fazem formigueiros em cemitérios para alimentar-se dos defuntos. (Pura mentira)

    Conclusão

    Vale a pena experimentar. Apesar de ser uma iguaria exótica, Tanajura pode ser considerada uma comida do mesmo nível do caviar, ao invés de ovas de esturjão come-se ovas de formiga.

    VOCÊS QUE SABEM MAS EU ACHO QUE NUM ROLA DE PROVAR E NEM DE FZR NAUM....
    www.veleirovirtual.com/2008/02/14/como-fazer-receita-de-farofa-de-tana
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário