Olá

Fique a vontade pode mexer ver tudo o que quiser e principalmente comentar com a maior liberdade! (obrigado)

sábado, 29 de outubro de 2011

Photoshop atrapalhando...

O Photoshop é um recurso muito usado para corrigir fotos, algumas espinhas e outras pequenas imperfeiçoes que bem conhecemos.
É válido o uso dessa ferramenta, mas usado de modo exagerado ou com o objetivo de corrigir grandes erros, a foto passa a ficar pior do que antes.
Chega a ser engraçado.

Cachorrada inteligente....

Tem muito cachorro mais inteligente do que gente olha esses cachorros!!!




As 10 raças de cães, mais inteligentes do mundo


caointeligente1
De acordo com S. Soren, autor do livro “A inteligência dos cachorros”, as raças mais inteligentes são as listadas abaixo.
Estas raças necessitam de apenas cinco repetições ou menos para entender um novo comando. Eles obedecem ao primeiro comando 95% das vezes ou até mais.
10-australian-cattle-dog110) Australian Cattle Dog
É um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá. De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos, e muito apegado ao dono e sua morada, o Australian Cattle Dog pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, visto que trata o local aonde vive como seu palácio. “Vem sendo muito utilizado no Brasil por fazendeiros, devido a sua incansável vontade de trabalhar e também a sua obediência com o dono ou tratador”. Infelizmente, cerca de 90 a 95% da população desta raça no Brasil não é registrada, o que torna trabalhoso o reconhecimento da raça.
9-rottweiler19) Rottweiler
As origens desta raça são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o Rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O Rottweiler teria, assim, se originado do Mastim do Tibet, que servia os romanos como guarda e para condução do gado. É um cão acima do tamanho médio, nem pesado nem leve. Não é alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. Sua inteligência é notável, e sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, assim como sua obediência, incorruptibilidade, sua força e sua tenacidade. O aspecto geral da raça demonstra, à primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. Seu caráter está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Seus olhos, de tamanho médio e cor castanho-escuro expressam ternura e fidelidade. A pelagem do Rottweiler é curta, densa, de pêlo reto. Sem sub-pêlo no pescoço, e de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente. A altura desejada, medida na cernelha, é de 60 à 68 cm. para os machos, e de 55 à 65 para as fêmeas, sempre em harmonia com a estrutura geral.
8-papillon18) Papillon
Ele viveu sobre colos nobres das cortes européias, como o de Maria Antonieta, Luís 14 e Madame de Pompadour. Foi retratado por mestres do calibre de Rembrandt, Boucher, Fragonard, Ticiano, Van Dyck, Watteau e West. Quais as razões para tanto prestígio? Para começar, o tamanho diminuto, fácil de carregar. Depois, a união do temperamento meigo e tranqüilo com jeito garboso e diferenciado pelas orelhas em formato de asas de borboleta. Daí o nome Papillon, que em francês é borboleta. O Papillon sempre se destacou pelo desejo de agradar ao homem. Tanto que entre as raças pequenas só perde em obediência para o Poodle, segundo o canadense Stanley Coren, pesquisador da inteligência canina. “Fica desconcertado quando leva uma bronca”, diz Roberto Simonetti, do Canil St.Thomas, São Paulo – SP. “É raro ter que repreendê-lo mais de uma vez.” O nome oficial da raça pela Federação Cinológica Internacional (FCI) é Spaniel Anão Continental. O Papillon é considerado a variedade de orelhas eretas. Há outra variedade de orelhas caídas chamada Phalene (em francês, mariposa). Já nos EUA, Papillon designa as duas variedades. Supõe-se que a raça tenha nascido da fusão do já extinto Spaniel Anão da Bélgica com algum cão de raízes orientais. Sinais dessas raízes são a ossatura leve, tamanho diminuto e rabo curvado. Sua primeira representação conhecida é do início do século 14, em afrescos de uma igreja de Assisi, na Itália, pintados por Giotto. Freqüentou por cerca de duzentos anos as cortes européias, sempre de orelhas caídas. Lá tornou-se muito estimado e um dos seus símbolos, tanto que foi quase dizimado no século 18 pela Revolução Francesa. As orelhas eretas surgiram no final do século 19, perpetuadas por criadores belgas. A raça ganhou novo impulso na França, Bélgica e Inglaterra a partir da Primeira Guerra. É considerada oficialmente como franco-belga. O charme das orelhas levantadas fez o Papillon ser mais cobiçado que o Phalene, bastante raro no mundo.
7-labrador-retriever47) Labrador Retriever
Retriever do Labrador (ou carinhosamente, Labrador ou Lab), é uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. Devido a estas características, são frequentemente treinados para cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço. A raça Labrador é uma das mais populares em todo o mundo, em especial nos Estados Unidos e Europa. Ótimo cão de companhia, mas atenção, pois estes cão adora estar na presença de humanos e odeia estar sozinho. Não é, de todo, adequado para alguém que esteja fora de casa por longas horas durante o dia.
6-shetland-sheepdog16) Shetland Sheepdog
O Shetland Sheepdog, descendente do Collie Escocês Pêlo Duro ou do Yakki islandês, desenvolveu-se nas Ilhas Shetland, distante das costas da Escócia. Trazido para essas ilhas por navios baleeiros, cuidava de rebanhos de pequenas ovelhas nativas. A raça atingiu sua forma moderna no início deste século, quando sua exportação mundial teve início. Hoje, assemelha-se a seus primos da raça Collie, que têm um porte maior, mas não chega a crescer tanto. Atinge uma altura aproximada de 40 cm e tem pelagem longa, que exige trato freqüente. Devido a suas antigas características como pastor, é ágil corredor e saltador, sendo também um animal de estimação obediente e dócil.
5-doberman15) Doberman
Um elegante cão de trabalho, de andadura elástica e leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto a defesa e a guarda. Tem qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, à sua aptidão natural para a guarda, ao seu ótimo olfato, à sua vontade de trabalhar e à sua obediência. De constituição muito robusta, o Dobermann é muito resistente, suporta bem às interpéries e, em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para proteger o dono. É um cão de estrutura média, forte e bem musculosa. Os olhos tem forma ovalada e tamanho médio, castanho, o mais escuro possível. O dorso é curto e forte e a pelagem curta, dura, espessa, lisa e nunca aderente. As cores são o preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas manchas vermelho-ferrugem. A altura, medida na altura da cernelha, é de 68 cm. no machos, com um máximo de 70 cm. As fêmeas, medem de 63, à 66 cm., com um máximo de 67 cm.
4-golden14) Golden Retriever
Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços deste belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto ao trabalho. É muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções. De olhos escuros e corpo bem equilibrado, o Golden Retriever tem pelagem lisa ou ondulada, com franjas. O sub-pêlo é espesso e resistente à água. As cores aceitas são qualquer tonalidade de ouro ou creme, mas nunca vermelho. Alguma presença de pêlos brancos no peito é permitida. Os filhotes são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos. Muito Companheiros, os Goldens, são amáveis e pacientes com as crianças. São dóceis com outros animais e pessoas desconhecidas, desde que socilizados ainda pequenos. O pêlo pode ser escovado de 3 a 4 vezes por semana, e os banhos podem ser quinzenais, (somente a partir dos 2 meses de vida). A altura do Golden varia de 56 à 61 cm., na altura da cernelha, (para os machos), e de 51 à 56 cm. (para as fêmeas). O peso médio da raça é de 25 à 27 kg., proporcionais à altura do animal.
3-pastor-alemao13) Pastor Alemão
Os cães de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, são fortes, velozes, e particularmente resistentes às grandes caminhadas e à interpérie. O Pastor Alemão, é o mais conhecido cão pastor. É utilizado hoje em dia, principalmente como guardião e protetor, como auxiliar na luta contra o tráfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável. É, sem dúvida um cão muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um ótimo companheiro, o Pastor Alemão deve também demonstrar coragem e dureza, em defesa do dono e de seus bens. É vigilante, fiel e manso com as crianças e os outros animais. Diante de estranhos demonstra desembaraço, e segurança. O caráter é uma de suas qualidades mais importantes. Possui um sistema nervoso equilibrado, grande desenvoltura, vigilância, fidelidade, incorruptibilidade, e, além disso, coragem e engenho na defesa. É um cão de porte médio, medindo de 55 cm. a 65 cm., na altura da cernelha, estrutura levemente alongada, robusta e musculosa, estrutura sólida, porém ossatura fina. Sua pelagem é dura, de cobertura espessa os pêlos são retos, duros e muito aderentes, insensíveis à interpérie.
2-poodle12) Poodle
O Poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade. Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo. É famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. Seus olhos, têm coloração marrom, âmbar escuro, ou preta, dependendo da pelagem. São situados na altura do stop, e são levemente oblíquos. As orelhas são longas e a cauda de inserção bastante alta. A pelagem do tipo crespa é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão. A pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina e espessa que forma cordõesinhos tipicos e longos, não inferiores a 20 cm. As cores são o preto, branco, marrom, cinza e abricó. Quanto ao tamanho, temos 4 variedades: tamanho gigante, de 45 à 60 cm. na altura da cernelha; tamanho médio, de 35 à 45 cm. na altura da cernelha; tamanho miniatura ou anão, de 28 à 35 cm. na altura da cernelha, e por fim o Toy, com no máximo 28 cm. na altura da cernelha.
1-border11) Border Collie
O Border Collie é um cão espirituoso, que adora o trabalho, e está sempre pronto para uma boa brincadeira. “Muito simpático, já é artista de TV, pois possui características notáveis para os mais diversos tipo de adestramento, inluindo o Agility.” É extremamente ativo e, a menos que exerça algum tipo de atividade física diariamente, não é uma raça que melhor se adapta em apartamento, ou ambientes fechados. O Border que fica muito tempo preso acaba ficando nervoso e muito agitado. É um cão que precisa gastar sua energia. A altura de um Border Collie adulto é de 53 cm. na altura da cernelha, e as fêmeas são pouco menores.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hidrelétrica...... Fotos reais!

A Turma do 2° ano do ENSA de Ponte Nova, visitou a usina hidrelétrica, Risoleta Neves, conhecida como Candonga.
Foi algo muito produtivo, pois os alunos puderam aprender mais sobre os mecanismos de distribuição e transformação da energia que se dirige para a nossa região.
Os monitores são muito bem preparados e informados, e assim puderam explicar de maneira eficiente, todos os procedimentos e toda a função de tal usina.











Tombos e tropeções....

A pior coisa que tem é você cair no meio da rua, mas as vezes acontece, é muito ruim. Quando são os outros a gente ri demais né!
Então aí vai imagem de tombos e tropeços...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Isso que é superpopulação! Olha o que a ONU disse:

Isso eu tirei do G1.


A população mundial vai atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima segunda-feira (31), de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que usou estimativas de demografia e selecionou a data de forma simbólica para debater o tema e discutir ideias de crescimento e sustentabilidade.O número será alcançado apenas 12 anos depois de um bebê nascido em Sarajevo ter sido nomeado pela ONU como o 6º bilionésima pessoa a nascer, e 24 anos depois de o 5º bilionésimo ter nascido na Bósnia.
Segundo o Departamento do Censo dos Estados Unidos, entretanto, o dado das Nações Unidas é precoce, e a população mundial é de "apenas" 6,97 bilhões no final de outubro. A marca de 7 bilhões, segundo o dado dos demógrafos americanos, chegaria apenas em abril do próximo ano.



Vocês conhecem a verdadeira face dos contos de fadas???



Os contos de fadas como conhecemos hoje, essas histórias tão adoradas pelas crianças, muitos são adaptações advindas das histórias escritas por Perrault, Irmãos Grimm, Andersen, entre outros entre os séculos XVII e XIX. Mas essas histórias com cárater moralista e infantil escritas por esses autores tem tradições muito antigas e advém de histórias contadas por adultos em rodas sociais surgidas na antiga cultura celta. As histórias originais contadas oralmente tinham uma caráter que envolvia violência e intensa carga erótica. Sabemos que nos contos modernos essa carga erótica está nas entrelinhas, mas nos contos mais antigos era bastante explicíto. Por exemplo, em uma versão da Chapeuzinho Vermelho do século XII (anônima), o lobo corta a vovó em pedaços e a Chapeuzinho Vermelho precisa se despir para o lobo.
O que vocês pensam? Será que essas histórias são tão infantis?

Aí vai um exemplo da história da Rapunzel....
Era uma Vez…
Um casal sem filhos que queria uma criança vivia ao lado de um jardim murado que pertencia a uma bruxa. A esposa, no fim da gravidez, viu repolho no jardim e o desejou obsessivamente, ao ponto da morte. Por duas noites, o marido saiu e invadiu o jardim da bruxa para recolher para a esposa, mas na terceira noite, enquanto escalava a parede para retornar para casa, a bruxa apareceu e acusou-o de furto.
O homem implorou por misericórdia, e a mulher velha concordou em absolvê-lo desde que a criança lhe fosse entregue ao nascer. Desesperado, o homem concordou; uma menina nasceu, e foi entregue à bruxa, que nomeou-a Rapunzel.

Quando Rapunzel alcançou doze anos, a bruxa trancafiou-a numa torre alta, sem portas ou escadas, com apenas um quarto no topo. Quando a bruxa queria subir a torre, mandava que Rapunzel estendesse suas tranças, e ela colocava seu cabelo num gancho de modo que a bruxa pudesse subir por ele.

Um dia, um príncipe que cavalgava no bosque próximo ouviu Rapunzel cantando na torre. Extasiado pela voz, foi procurar a menina, e encontrou a torre, mas nenhuma porta. Foi retornando frequentemente, escutando a menina cantar, e um dia viu uma visita da bruxa, assim aprendendo como subir a torre.

Quando a bruxa foi embora, pediu que Rapunzel soltasse suas tranças e, ao subir, pediu-a em casamento. Rapunzel concordou. Juntos fizeram um plano: o príncipe viria cada noite (assim evitando a bruxa que a visitava pelo dia), e traria-lhe seda, que Rapunzel teceria gradualmente em uma escada. Antes que o plano desse certo, porém, Rapunzel tolamente delatou o príncipe.

Na primeira edição dos Contos de Grimm, Rapunzel pergunta inocentemente porque seu vestido estava começando a ficar apertado em torno de sua barriga, revelando tudo para a bruxa (que soube que Rapunzel estava grávida, o que significava que um homem se encontrara com ela). Em edições subseqüentes, Rapunzel perguntou distraidamente por que era tão mais fácil levantar o príncipe do que a bruxa.

Na raiva, a bruxa cortou cabelo de Rapunzel e expulsou-a da torre, para que ela vivesse sozinha. Quando o príncipe chegou naquela noite, a bruxa deixou as tranças caírem para transportá-lo para cima. O príncipe percebeu horrorizado que Rapunzel não estava mais ali; a bruxa disse que nunca mais a veria e empurrou-o até os espinhos de baixo, que o cegaram.

Durante meses ele vagueou através das terras infrutíferas do reino, e Rapunzel mais tarde deu a luz a duas crianças gêmeas. Um dia, ela estava bebendo água e começou a cantar com sua bela voz de sempre. O príncipe ouviu-a e encontrou-se com ela. As lágrimas de Rapunzel curaram a cegueira, e a família foi viver feliz para sempre no reino do príncipe.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tanajura, você sabia? Quer experimentar? kkkkk



  Receita de Farofa de Tanajura, também conhecida como Içá, formigas fêmeas rainhas da espécie Saúva. Em homenagem à matéria que foi ao ar no programa Balanço Geral do Geraldo Luíz da Rede Record.

(”… A içá torrada venceu todas as resistências,urbanizando-se mesmo, quase tão completamente como a mandioca, o feijão, o milho e a pimenta da terra. Pretendeu-se que os jesuítas, no intuito de livrarem as lavouras da praga das saúvas, tivessem contribuido para disseminar entre os paulistas o gosto por essa iguaria. Nada há de inacreditável em tal suposição,uma vez que já os primeiros escritos de missionários inacianos em terra brasileira, mencionam a içá como prato saboroso e saudável. Nos meses de setembro e outubro, em que saem aos bandos essas formigas aladas, buscava-as com sofreguidão, nos seus quintais, a gente de São Paulo, e ainda em pleno século XIX, com grande escândalo, para os estudantes forasteiros
eram apregoadas elas no centro da cidade pelas pretas de quitanda, ao lado das comidas tradicionais: biscoito de polvilho, pés-de-moleque, furrundum de cidra, cuscuz de baqre ou camarão, pinhão quente, batata assada ao forno, cará cozido…”)

Sérgio Huarque de Holanda - “Caminhos e Fronteiras”

Ingredientes






  • Sal a gosto






  • Óleo ou Azeite






  • Farinha






  • Formigas Tanajura ou Içá (Atenção: somente as fêmeas aladas rainhas são utilizadas nesta receita)

    Modo de Fazer

    limpam-se as içás das perninhas, asas e cabeças. Em seguida, põe-se de molho em água e sal por cerca de 1/2 hora. Escorre-se bem e leva-se ao fogo, em frigideira com gordura mexendo-se sempre para não queimar. Quando estiverem bem torradas,acrescenta-se farinha de mandioca, mexendo-se sempre, resultando a farofa, ja pronta para ser comida acompanhada de café. Se quiser, coloca-se em pequeno pilão, juntando-se farinha a gosto, daí resultando uma paçoca de içás.

    Verdades

    O gosto é bom, levemente semelhante a crustáceos.
    Paladar crocante delicioso.
    Rico em ferro e proteína, já que as “bundinhas” das tanajuras na verdade estão cheias de ovas que darão origem um novo formigueiro.

    Mentiras

    Comer tanajura faz mal à saude.
    Içás alimentam-se de lixo e animais em putrefação.
    Tanajuras fazem formigueiros em cemitérios para alimentar-se dos defuntos. (Pura mentira)

    Conclusão

    Vale a pena experimentar. Apesar de ser uma iguaria exótica, Tanajura pode ser considerada uma comida do mesmo nível do caviar, ao invés de ovas de esturjão come-se ovas de formiga.

    VOCÊS QUE SABEM MAS EU ACHO QUE NUM ROLA DE PROVAR E NEM DE FZR NAUM....
    www.veleirovirtual.com/2008/02/14/como-fazer-receita-de-farofa-de-tana
  • As Boas do Século passado....

    Algumas pessoas acham que as mulheres bonitas só existem agora, nada disso, desde muito tempo existia beleza de deixar os outros cegos de tão estonteante  que era a mulher.
    No século XX houve as chamadas "divas" que põe no chinelo essas manequins de hoje.
    Muito bonitas!

    Marilyn Monroe

    Grace Kelly 
    Elizabeth Taylor
    Jaqueline Kennedy Onassis
    Sophia Loren 

    Lady Di 

    Audrey Hepburn 


    Carmem Miranda 

    segunda-feira, 24 de outubro de 2011

    FELICIDADE. Leia pra o artigo pra ficar feliz,coloque isso em prática!

    Frases e fragmentos dos Poemas de Fernando Pessoa...
    Espero que ajude!




    Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.


    Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos propios sentimento.


    "Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
    Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o!"



    "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."


    Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.


    Depressão, saiba o que é para não ter....

    Dizem que a depressão é a doença do século né? que todo nós se não nos cuidarmos estaremos sujeitos a ter essa doença, que além de muito complexa, varia de cada pessoa, tira toda a felicidade e a vontade de viver.
    Aqui vai algumas dicas de cuidado e uma breve explicação, sobre tal doença que além de sorrateira, pode nos levar a morte, caso não tratada.



    O que é depressão?

    Depressão é uma doença que afeta o sistema nervoso central, interferindo na emoção, percepção, pensamento e comportamento do indivíduo.

    O que causa?

    Diversos fatores combinados estão associados ao desenvolvimento de um episódio depressivo, incluindo fatores genéticos, ambientais, psicológicos e outras condições clínicas.

    Quais os sintomas da depressão?

    • Sentimentos persistentes de tristeza, angústia ou de vazio.
    • Perda de interesse ou prazer nas atividades, incluindo sexo.
    • Sentimentos de culpa, desesperança ou pessimismo.
    • Irritabilidade ou perda de paciência.
    • Cansaço, fadiga ou falta de energia.
    • Dificuldades de concentração ou para lembra de pequenos detalhes.
    • Dificuldade de tomar decisões, insegurança.
    • Insônia, sono fragmentado ou sono não restaurador.
    • Sonolência diurna.
    • Excesso ou redução do apetite.
    • Pensamentos sobre suicido.
    • Dores persistentes que não melhoram com o tratamento. Incluindo dores de cabeça, pelo corpo e no estômago.

    Conseqüências da depressão

    A principal conseqüência da depressão é o suicido. Além de prejuízos familiares, profissionais e no tratamento de outras doenças.

    Diagnóstico da depressão

    O diagnóstico do transtorno depressivo é realizado pelo médico, em especial o médico psiquiatra por meio de uma consulta clínica detalhada. Também são utilizados exames para subsidiar o diagnóstico.

    Tratamento da depressão

    O tratamento da depressão é feito com antidepressivos. Estes medicamentos NÃO causam dependência, mas só podem ser comprados por meio de receituário médico.
    Muitas vezes o médico psiquiatra, também recomenda que o paciente faça psicoterapia, conduzida por psicólogo. Existe uma medida também comprovada e eficiente contra a depressão: a prática regular de atividades físicas.

    domingo, 23 de outubro de 2011

    Guarda -chuva, todo mundo usa mas ninguém sabe como surgiu...

    O guarda-chuva, um objeto presente no nosso cotidiano, principalmente em dias chuvosos, o qual sempre queremos usar mas nunca sabemos de onde surgiu, e quando....


    Introdução

    Dotado de grande simplicidade e utilidade o guarda chuva é uma invenção antiga, porém continua sendo usado nos mesmos moldes de sua criação, sendo uma daquelas criações caracterizadas por não evoluir e mudar radicalmente com o tempo.
    O guarda-chuva foi dotado por muito tempo de um significado sagrado, só sendo utilizado, na África por exemplo, para abrigar divindade e altos dignitários.

    A Origem

    O guarda-chuva é um objeto muito antigo, os Chineses já o utilizavam desde o século XII a.C.. Povos como os Assírios, Egípcios, Persas e Romanos variaram materiais e formas em busca de se obter qualidades como utilidade e elegância. Atualmente vemos o guarda-chuva como um acessório muito comum, porém foi a ele atribuído significância elevada.
    Chines
    Assim como diversos objetos que são capazes de proporcionar comodidade, inicialmente foi a ele atribuído caráter divino, sendo utilizado para cobrir divindades em procissões. Na antiga Grécia, durante as bacanais, costumava-se manter um guarda-chuva erguido sobre a estátua de Baco.
    Esta idéia de valor sagrado marcou presença também na liturgia Cristã: nas cerimônias litúrgicas, dois guarda-chuvas iam a frente do Papa, um aberto simbolizando o poder temporal, outro fechado simbolizando o espiritual.
    Mais tarde, com a ampliação do uso, autoridades passaram a utilizá-lo. Na maioria dos países asiáticos os monarcas sempre exerciam suas funções na sombra de um guarda-chuva, sendo muito provavelmente essa simbologia de poder a responsável pela adoção por Veneza do seu uso.
    Uso
    Com os Japoneses e Chineses é que se tem a adoção dele pura e simplesmente como um abrigo a chuva e sol, sem caracterização de valores embutidos, tais como poder. Seguindo essa idéia foi muito usado na Grécia e em Roma, sendo predominantemente um acessório feminino. Em Roma, era comum as senhoras saírem acompanhadas por um escravo (o chamado ombrellifero) que tinha a função de proteje-las com sombrinhas, normalmente adornadas em ouro e marfim.

    Tornando-se um Objeto Comum

    Durante a Idade Média, caracterizada pela simplicidade e austeridade normalmente a proteção era feita apenas por um capuz de pano. Com a Renascença o guarda-chuva voltou a tona, porém seu uso era limitado aos cavaleiros que o utilizam nas suas jornadas. O detalhe é que até que os Jesuítas introduzissem a seda para a fabricação dos guarda-chuvas eles eram feitos de couro e tinham pesadíssimos cabos de madeira, pesando na totalidade algo em torno de 2 kg.
    Após o século XVII Paris passou a aprimorar o conceito e ditar as regras, com situações como: melhoramento do formato e criação de distinções entre guarda-chuva e guarda-sol. O guarda-sol passou então a ser considerado peça indispensável para as mulheres da época. Com essa nova utilização, passou-se a ter leves sombrinhas, enfeitadas com bordados em seda sempre cobrindo os rotos das moças durante suas caminhadas ao sol.
    Devido a essas características femininas de elevado requinte a utilização pelo público masculino se deu por volta do fim do século XVIII na Inglaterra.

    Hoje em Dia

    Nossa utilização de guarda-chuva atualmente se dá quase que exclusivamente com objetivo de proteção das intempéries, como uma eventual chuva. O elegante passado do guarda-chuva não está mais em alta, sendo este, usualmente um objeto barato e simples, empregado na simples missão de nos proteger em um dia de chuva.
    Valor
    A reviravolta na história do guarda-chuva é destacada por Élcio Valentin do Museu Histórico Nacional do Guarda-Chuva, segundo ele, um objeto antes utilizado pela nobreza, como símbolo de status e poder hoje é utilizado principalmente pelas classes menos abastadas, que não dispões de meios de transporte próprios.

    Perguntas idiotas!


    Namorada loira recebendo flores, pergunta:
    - São flores?
    - Não, são cenouras!
    Na fila da padaria o cara pergunta pra mulher:
    - Você está na fila?
    - Não, pisei em um chiclete e estou grudada!
    O cara vê outro fumando e pergunta:
    - Puxa! Mas você fuma?
    - Não, eu gosto de bronzear os meus pulmões.
    O juíz mostra cartão vermelho para o jogador. Pergunta:
    - Você está me expulsando?
    - Não, eu quero saber se você é daltônico.
    Dentro de um avião para os Estados Unidos, um passageiro pergunta ao outro:
    - Está indo para os Estados Unidos?
    - Não, eu peguei o avião errado.
    O cara vai andando pela rua e leva o maior tombo, o sujeito que o socorre pergunta:
    - Caiu?
    - Não! Eu me joguei!
    O cara está parado no ponto de ônibus. Chega outro cara e pergunta:
    - Você vai pegar ônibus?
    - Não, eu moro aqui neste ponto de ônibus!
    Um amigo encontra outro na rua, e pergunta:
    - Cortou o cabelo?
    - Não caiu.
    A velhinha pergunta para o neto que chega em casa todo molhado:
    - Tá chovendo lá fora?
    - Não, é que todo mundo na rua resolveu me jogar um balde de água.
    Garçom pergunta para o casal na mesa:
    - É para dois?
    - Não, eu vou comer e ela vai ficar olhando pra mim.
    O ascensorista, no térreo, pergunta:
    - Sobe?
    - Não! Eu vou para os lados!
    Mulher com bebê no colo. Pergunta:
    - É seu filho?
    - Não, ganhei ele numa rifa!
    O cara chega todo molhado em casa, e a mulher pergunta:
    - Está chovendo tanto lá fora?
    - Não, é que o pessoal na rua resolveu cuspir em mim.
    O sujeito está passeando com seu filho pela rua. Pergunta:
    - Esse garoto é seu filho?
    - Não, agora estou traficando bebês!
    O camarada caminhando com uma vara de pescar. Pergunta:
    - Vai pescar?
    - Não, a vara é para eu palitar meus dentes!
    Noiva entrando na igreja, escoltada pelas daminhas de honra. Pergunta:
    - É casamento?
    - Não, é festa junina.
    Mulher subindo escada de joelhos pra pagar promessa. Pergunta:
    - A senhora está pagando promessa?
    - Não, não! É que eu adoro subir escadas de joelhos!
    Mulher abre a porta para o convidado e pergunta:
    - Você veio?
    - Não, não sou eu! É outro, vou vir mais tarde!
    Apostadora de corrida de cavalos no prado. Pergunta:
    - A senhorita gosta de corrida de cavalos?
    - Imagine! Eu venho aqui pra sofrer!
    O sujeito no caixa do cinema. Pergunta:
    - Quer uma entrada?
    - Não, quero uma saída.

    Perguntas idiotas!


    Namorada loira recebendo flores, pergunta:
    - São flores?
    - Não, são cenouras!
    Na fila da padaria o cara pergunta pra mulher:
    - Você está na fila?
    - Não, pisei em um chiclete e estou grudada!
    O cara vê outro fumando e pergunta:
    - Puxa! Mas você fuma?
    - Não, eu gosto de bronzear os meus pulmões.
    O juíz mostra cartão vermelho para o jogador. Pergunta:
    - Você está me expulsando?
    - Não, eu quero saber se você é daltônico.
    Dentro de um avião para os Estados Unidos, um passageiro pergunta ao outro:
    - Está indo para os Estados Unidos?
    - Não, eu peguei o avião errado.
    O cara vai andando pela rua e leva o maior tombo, o sujeito que o socorre pergunta:
    - Caiu?
    - Não! Eu me joguei!
    O cara está parado no ponto de ônibus. Chega outro cara e pergunta:
    - Você vai pegar ônibus?
    - Não, eu moro aqui neste ponto de ônibus!
    Um amigo encontra outro na rua, e pergunta:
    - Cortou o cabelo?
    - Não caiu.
    A velhinha pergunta para o neto que chega em casa todo molhado:
    - Tá chovendo lá fora?
    - Não, é que todo mundo na rua resolveu me jogar um balde de água.
    Garçom pergunta para o casal na mesa:
    - É para dois?
    - Não, eu vou comer e ela vai ficar olhando pra mim.
    O ascensorista, no térreo, pergunta:
    - Sobe?
    - Não! Eu vou para os lados!
    Mulher com bebê no colo. Pergunta:
    - É seu filho?
    - Não, ganhei ele numa rifa!
    O cara chega todo molhado em casa, e a mulher pergunta:
    - Está chovendo tanto lá fora?
    - Não, é que o pessoal na rua resolveu cuspir em mim.
    O sujeito está passeando com seu filho pela rua. Pergunta:
    - Esse garoto é seu filho?
    - Não, agora estou traficando bebês!
    O camarada caminhando com uma vara de pescar. Pergunta:
    - Vai pescar?
    - Não, a vara é para eu palitar meus dentes!
    Noiva entrando na igreja, escoltada pelas daminhas de honra. Pergunta:
    - É casamento?
    - Não, é festa junina.
    Mulher subindo escada de joelhos pra pagar promessa. Pergunta:
    - A senhora está pagando promessa?
    - Não, não! É que eu adoro subir escadas de joelhos!
    Mulher abre a porta para o convidado e pergunta:
    - Você veio?
    - Não, não sou eu! É outro, vou vir mais tarde!
    Apostadora de corrida de cavalos no prado. Pergunta:
    - A senhorita gosta de corrida de cavalos?
    - Imagine! Eu venho aqui pra sofrer!
    O sujeito no caixa do cinema. Pergunta:
    - Quer uma entrada?
    - Não, quero uma saída.