Olá

Fique a vontade pode mexer ver tudo o que quiser e principalmente comentar com a maior liberdade! (obrigado)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Porque o céu é azul?

Uma coisa que as vezes nos perguntamos é: "por que que p céu é azul?"
Uma veze eu me fiz essa pergunta e obtive respostas bobas e totalmente confusas como, "é porque é o reflexo do mar" ou "é pq pintaram"  "é porque tem que ser azul" e até porque "Deus é homem", como eu tinha dito, respostas idiotas e sem cabimento.


Olha a verdadeira explicação:
Explicação do site brasilescola


Você já parou para pensar nessa pergunta? Qual a explicação para o fato de o céu ser azul? A explicação para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento. 

Como sabemos, a luz é uma onda que possui vários comprimentos. Segundo o fenômeno físico do espalhamento, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente em razão do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul. 

O mesmo ocorre pela tarde, quando passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja, que se deve ao fato de a luz percorrer um caminho maior para chegar até nossos olhos.

Um comentário:

  1. The ion titanium hair color: A review of the new design
    Our opinionated titanium head titanium linear compensator designs titanium tools include the sleek, traditional and futuristic microtouch titanium trim as seen on tv design of its design, babylisspro nano titanium hair dryer the head and the bottom is titanium lighter than aluminum plate,

    ResponderExcluir