Olá

Fique a vontade pode mexer ver tudo o que quiser e principalmente comentar com a maior liberdade! (obrigado)

domingo, 15 de maio de 2011

curiosidades ²²

Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os têm. Os tubarões são relíquias do passado distante, sobreviveram a 350 milhões de anos de luta feroz por alimento e espaço vital. Possantes e velozes chegam ao aterrorizante comprimento de 15 metros e têm apetite para tudo, de plancto a gente. Todos os tubarões carnívoros têm predileção por animais em perigo, e isto abrange cães, gatos, homens e até, num caso verídico, um elefante enlouquecido que entrou no mar.

» Os aracnídeos, aranhas e escorpiões, são carnívoros?

» Os escorpiões foram os primeiros animais terrestres? Surgiram no mar, arrastaram-se até a praia e aí permaneceram.

» Alguns mamíferos botam ovo? Que cães, ursos e focas têm um ancestral comum? Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes. Eles apareceram à cerca de 220 milhões de anos logo após os primeiros dinossauros. Alguns botavam ovos (hoje sobrevivem as Equídnas) e outros eram placentários, davam à luz filhotes.

» No Paleoceno (65 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros eram os maiores predadores terrestres, os Mesoniquídeos, que provavelmente deram origem às baleias.

» No Eoceno (53 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros com garras, os Creodontes, deram origem aos modernos carnívoros com garras: felinos, gatos-de-algália, hienas, tigres-dente-de-sabre, cão, doninha, ursos e focas.

» Os mamíferos Ungulados, ou com cascos, são herbívoros derivados de ancestrais pequenos e ligeiros que corriam nas pontas dos pés para escapar dos predadores. São os ancestrais do cavalo. O primeiro cavalo conhecido data do Eoceno (53 milhões de anos atrás) e era do tamanho de uma rapousa. No Oligoceno os ungulados atingiram grandes dimensões: primitivos rinocerontes, primitivos camelos, primeiros bisões, primitivas girafas, zebras e vacas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário