Olá

Fique a vontade pode mexer ver tudo o que quiser e principalmente comentar com a maior liberdade! (obrigado)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AVC

AVC ou acidente vascular cerebral, é quando algum (s) vazo (s) sanguíneos se rompem na sua cabeça.
(falando de modo geral).
É muito grave, pode ser fatal, e é algo que pode acontecer de uma hora pra outra em um minuto.
Podemos prevenir, tomando algumas precauções, e há alguns sintomas característicos, tais coisas que serão descritas abaixo:



O AVC pode aparecer ‘do nada’ e levar a pessoa a morte ou então deixar marcas ruins para o resto da vida. Apesar do nome ser bastante comum em nosso dia a dia muita gente não sabe de detalhes importantes sobre o problema.Por exemplo, você sabia que a cada oito casos, um tem uma espécie de alerta anterior que se for percebido e cuidado pode salvar a vida da pessoa?
Vila Equilíbrio conversou a cardiologista Dra. Lise Bocchino que respondeu algumas perguntas sobre o AVC, também conhecido como derrame cerebral.
Existem sintomas anteriores ao AVC? Quais são? O que fazer quando senti-los?
Pode ocorrer antes de um episódio isquêmico uma espécie de alerta, que é chamado Ataque isquêmico transitório (pesquisa canadense mostra que acontece em 1 a cada 8 casos). Isso ajuda a preveni-los, uma vez que é instituída a medicação precocemente. Os sintomas são similares aos do AVC, mas com intensidade menor e costumam ser passageiros (não durando mais que 24 horas). Podem ocorrer formigamentos, dores de cabeça, tonturas, esquecimento, dificuldade para falar. Quando ocorrerem, independente do tipo, se transitório ou o próprio AVC isquêmico, o indivíduo deve ser levado imediatamente ao hospital para ser diagnosticado e tratado adequadamente.

Os AVCs são mais comuns para que tipo de pessoa? Existem idades em que há mais riscos? 
São mais comum em pessoas que tem os fatores de risco como história familiar, diabetes,obesidade, hipertensão arterial, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e estresse. Em relação a idade, depende desses fatores. O que se sabe é que tem ocorrido cada vez mais cedo, tendo em vista o tipo de vida dos nossos jovens. Acima dos 50 anos ocorre um aumento da incidência natural.
Quais são os riscos para quem tem um AVC? Isso pode variar de acordo com a "intensidade" do AVC?
AVC é a principal causa de incapacidade funcional no mundo. A OMS estima que mais de 5 milhões de pessoas morram a cada ano por causa de AVCs. No Brasil o AVC é responsável por 30% dos óbitos do país. Dos que sobrevivem 50% morrem após 1 ano, 30% necessitam de auxílio para caminhar e para tarefas básicas e 20% ficam com sequelas graves.
Os riscos independem da idade. Devem ser observados os fatores de risco individuais como histórico familiar, hipertensão arterial, diabetes. A gravidade depende das artérias envolvidas e do território cerebral que sofreu a lesão. Isto é que determina a gravidade da lesão.
Sintomas
Além dos sinais anteriores que podem indicar um AVC, existem os sintomas do AVC, são eles: fraqueza de um lado do corpo, dormência de um lado do corpo, dificuldade visual, dificuldade para falar, dor de cabeça muito forte e sem motivo aparente e incapacidade de se manter em pé ou forte tontura.
Dr. Lise dá dicas para evitar um AVC: praticar exercícios regulares, controlar o peso, alimentação balanceada evitando o consumo de alimentos com gorduras saturadas e trans, não fumar, evitar o excesso de álcool e controlar o estresse. Se tiver mais de 40 anos é importante realizar, pelo menos uma vez por ano, check ups, com controles de pressão arterial, dosagem de glicose e colesterol no sangue. No caso das pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto ou qualquer doença do coração é necessário fazer acompanhamento médico para controle dessas patologias.

AVC sinais e cuidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário